quinta-feira, 29 de setembro de 2011

4 truques para regar sua orquídea corretamente


Aprenda o jeito certo de regar sua orquídea e tenha uma plantinha saudável por mais tempo:
Use o "dedômetro"
Sua mão é o melhor indicador de umidade que existe! Coloque a ponta de um dedo no substrato (espécie de "terra" onde a orquídea é plantada) e sinta se ele está úmido. Se estiver, NÃO regue.
Não ponha pratinho
Para o "dedômetro" funcionar melhor, não deixe sua orquídea com pratinho embaixo. Quando for regá-la, deixe a água escorrer bastante – de preferência em outra planta -, até encharcar o substrato.
Cheque a temperatura
No calor, molhe mais, no frio, menos. Se o vaso estiver em local de muito vento (uma varanda ou janela de apartamento em andar alto), as regas serão mais freqüentes, porque o vento resseca a planta.
Borrife água nas flores
Flores, caules e raízes fazem parte da orquídea! Como são bem porosas, essas partes da planta absorvem água com facilidade. E molhe também a face de trás das folhas, que retém ainda mais água que a parte da cima.

Oncidium Rodretia Fiesta Oriental


Com a popularização das orquídeas (hoje, é possível comprar um vaso florido por menos de R$ 20!), está cada vez mais fácil encontrar espécies diferentes em feiras, floriculturas e supermercados. É o caso dessa graciosa Rodretia “Fiesta Oriental” aí da foto. A flor lhe parece familiar? Pois é uma prima dos Oncidiuns, mais conhecidos por chuva-de-ouro, aquelas orquídeas que ficam carregadas de pequenas flores amarelinhas.
Trata-se de um híbrido, uma flor criada pelo homem a partir de duas ou mais espécies. Eu a chamo de chuva-de-rubi, porque ela fica carregada de miúdas flores vermelhas. Aliás, essa orquídea é muito generosa: se você cuidar bem da sua, terá florações abundantes duas ou três vezes ao ano.
A chuva-de-rubi aguenta até ficar no sol, desde que seja aquele mais fraquinho, da manhã. Plante-a num vaso com substrato bem arejado – eu uso a misturinha de casca de pinus, fibra de coco e carvão, encontrada em lojas de jardinagem. Regue sempre que estiver seca, levando até a torneira e deixando a água escorrer bem pelos furinhos antes de colocar o vaso no lugar.